
Alpina XB7
O especialista alemão propôs criar sobre a base do BMW X7 um SUV de tamanho grande que ofereça um desempenho próprio de um desportivo. Um veículo de alto rendimento que, por sua vez, não renuncie o conforto e o luxo que tanto lhe caracteriza. Pois bem, o prometido é devido e foi apresentado. Trata-se do novo Alpina XB7.
Com o lançamento do novo XB7, fica ainda mais longe a possibilidade de surgir um hipotético BMW X7 M. A verdade é que desde que o X7 foi lançado, se comenta a possibilidade da BMW M entrar em cena para criar uma versão desportiva e de alto desempenho para coroar a linha M. Algo que, por enquanto, não está nos planos da empresa.
Esteticamente o Alpina XB7 é rapidamente reconhecível, já que se diferencia de um X7 convencional graças ao kit de carroceria projectado especialmente para a ocasião. Mostra novos para-choques com entradas de ar de grande dimensão e um difusor traseiro. Outro detalhe que se destaca é o sistema de escape desportivo em aço inox com quatro saídas e belas jantes de liga leve Alpina Classic, disponíveis opcionalmente em tamanho de 23 polegadas. As rodas deixam à vista as pinças dos travões pintadas em azul Alpina.

No interior do novo XB7, somos envolvidos por um ambiente de puro luxo e conforto. No entanto, a Alpina deu-lhe um toque pessoal. Foram substituídas os painéis das portas, o comando iDrive e inclusive o nome do especialista alemão está presente no quadro de instrumentos digital. Além disso, vem equipado de série com o acabamento interior Alpina Myrtle Luxury Wood. Também devemos destacar o revestimento em couro Merino e a forra do tecto interior.

Debaixo do capô do novo Alpina XB7 encontra-mos o motor a gasolina de 4.4 litros V8 TwinPower Turbo que desenvolve uma potência máxima de 621 cv e 800 Nm de torque máximo. O motor está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e um sistema de tração total xDrive. Para termos uma ideia do aumento de potência oferecido pelo XB7, devemos considerar que o X7 M50i, a versão mais potente disponível actualmente, alcança 530 cv. Portanto, estamos diante de uma melhoria de 91 cv.
Graças à esta configuração mecânica, o novo XB7 é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4.2 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h, que está limitada electronicamente, não podemos nos esquecer que estamos diante de uma veiculo que tem um peso aproximado de 2500 kg e 5,15 metros. Em relação à eficiência, anuncia um consumo médio de combustível de 7.2 km/l e emissões de CO2 de 316 g/km, segundo o ciclo WLTP.
O novo SUV da Alpina já pode ser encomendado. As primeiras entregas estão previstas para o próximo mês de dezembro de 2020. O preço sugerido na Alemanha é de 155.200 euros.
No fim da galeria podemos ver um pequeno video de apresentação do XB7