
Mercedes-AMG A 45 S By Posaidon
Quando se fala de compactos desportivos, referimos modelos que já algum tempo ultrapassaram a barreira dos 300 cv capazes de entrar em níveis próprios de outro segmento superior. A melhor prova disso é os BMW M2 CS (450 cv), Audi RS3 (400 cv) e Mercedes-AMG A 45 S (421 cv), cujas especificações nunca deixarão de surpreender, embora isso não impeça que alguns deles sejam objecto de desejo de alguns preparadores, como é o caso da Posaidon.
Dos três modelos mencionados, o protagonista escolhido para o último projecto do especialista alemão é o compacto de Stuttgart. Apelidado de RS 525, o Mercedes-AMG A 45 S torna-se ainda mais capaz graças a uma série de vitaminas mais interessantes, entre as quais se destaca a utilização de um turbo compressor de tamanho maior e uma ECU optimizada. Desta forma, os clientes iram beneficiar de um desempenho melhorado que permite a este Class A selvagem a entrega de 525 cv de potência e um torque máximo de 600 Nm.
Por outro lado, a gestão electrónica da transmissão automática de dupla embraiagem AMG Speedshift também foi optimizada, de forma que o A 45 S é agora capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.4 segundos. Mas é claro, essa melhoria não afectou só a aceleração, mas também a velocidade máxima. Agora o compacto alemão assemelha-se a um míssil e não tem dificuldade nenhuma em superar os 250 km/h outrora limitados, e coloca agora a cifra nuns impressionantes 324 km/h.

São números que tem ainda mais relevância quando lembramos que debaixo do capô do compacto desportivo alemão se encontra um pequeno motor de 4 cilindros e 2.0 litros. Lembramos que rivais mais directos, mencionados no início, contam com motores de 5 e 6 cilindros, com cilindradas de 2.5 e 3.0 litros, o BMW com o de maior capacidade.
Para aqueles que não acham que não é preciso tanta potência, mas ainda assim a versão “normal” AMG não chega, a Posaidon oferece outro pacote que concentra exclusivamente a atenção na optimização do ECU, e assim obter 465 cv e 560 Nm. Desta forma, o compacto desportivo é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3.6 segundos e a velocidade máxima continua ser impressionante uns meros 318 km/h. Não esquecendo, o preparador assegura que está trabalhar num pacote ‘Plus’ ainda mais selvagem que o RS 525, resta esperar para ver o que é o “mais selvagem”.