
BMW M340i Touring By Dähler
Enquanto que Audi e Mercedes-Benz têm as próprias versões desportivas das suas carrinhas, na BMW o caso já é diferente. A letra M geralmente não chega às carrocerias familiares, algo que muitos lamentam. Felizmente há preparadores que tentam resolver este problema em maior ou menor brutalidade. Talvez o melhor exemplo seja o recente Alpina B3 Touring, que com os seus 470 cv é o mais próximo a um hipotético BMW M3 Touring. Mas isso era até agora.
Isto porque o preparador suíço Dähler agarrou num BMW M340i Touring, que até ao momento é o Série 3 familiar mais potente, e aumentou também as cifras para ser considerado um M3 Touring não oficial.
Esta melhoria, como também em outros casos, chega em forma de vários níveis de potência. O nível 1 transporta o motor de 3.0 litros e 6 cilindros em linha até aos 442 cv de potência e 630 Nm de torque máximo. No entanto, para aqueles que procuram o máximo, o nível 2 é a opção perfeita, os valores atingem os 475 cv e 680 Nm de torque, assim é ligeiramente mais potente que o Alpina B3, mas tem um pouco menos de torque.

Em ambos os casos o limitador de velocidade é dispensado, de modo que estes modelos podem alcançar velocidades próximas aos 300 km/h, embora o número oficial não tenha sido revelado pela Dähler.
O que foi revelado é que este aumento de potência não chega sozinho, mas sim acompanhado de um sistema de escape em aço inoxidável, marca da casa, para melhorar ainda mais o som, enquanto ao comportamento dinâmico foi optimizado com recurso a uma suspensão modificada que conta com coilovers de competição e molas que deixa a carroceria deste BMW mais próxima do solo.
Embora aparência seja relativamente subtil, a Dähler também adicionou uma série de detalhes para reforçar a sua própria identidade, como um aileron dianteiro, jantes de 20 polegadas disponíveis em dois desenhos distintos, calçadas com pneus Michelin, para além de uma característica antena em forma de barbatana de tubarão, mas que nesta ocasião mostra as cores da bandeira da Suíça, característica de identidade dos trabalhos da Dähler.