
Audi A3 Sportback
O fabricante alemão revelou a aguardada nova geração do Audi A3, que chega com importantes novidades, não só estéticas, mas também na parte tecnológica e mecânica, uma actualização que permitirá ao compacto da marca de Ingolstadt enfrentar os seus rivais dentro do segmento C.
O novo Audi A3 mede 4.34 metros de comprimento e já não está disponível com a carroceria de três portas, pois só será oferecido na carroceria Sportback.
A parte frontal conta com uma nova grelha tipo colmeia, além de novos para-choques que incluem grandes entradas de ar e faróis principais com tecnologia Matrix LED. Na vista lateral destaca-se a linha da cintura, que percorre toda a carroceria desde os faróis principais até aos faróis traseiras.

Em relação ao interior do novo Audi A3 Sportback, surge com um habitáculo onde se destaca a sua excelente qualidade de construção, com acabamentos e materiais que conseguem transmitir uma boa sensação.
Conta com inserções em fibra de carbono e alumínio, revestimento em couro e todos os últimos componentes tecnológicos que o grupo alemão tem para oferecer, com instrumentação digital configurável, Head-Up Display e um completo sistema de infoentretenimento com monitor táctil de 10 polegadas, que inclui compatibilidade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, rádio DAB, navegação integrada e ponto de acesso Wi-Fi.
Além disso, dispõe de um completo pacote de ajudas à condução, entre as quais se encontram o estacionamento assistido, alerta de mudança involuntária de faixa, aviso de mudança de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem automática na cidade, controle de velocidade inteligente, entre outros.

Quanto à mecânica, a oferta contempla diversas alternativas a gasolina e diesel. Inicialmente, o motor a gasolina só vai estar disponível o conhecido motor 1.5 TFSI de 150 cv, enquanto que na linha diesel tudo andará em torno do motor 2.0 TDI em versões de 116 e 150 cv de potência, em todos os casos equipados com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma automática de dupla embraiagem S-tronic de sete relações.
Posteriormente a oferta será enriquecida com motores de maior potência, tração integral quattro e versões electrificadas, e com tecnologia semihíbrida de 48 volts (MHEV), assim como também uma versão híbrida plug-in (PHEV) que promete uma excelente autonomia puramente eléctrica.
Sua chegada ao mercado europeu está prevista para este mesmo mês de Março.