
Porsche 911 Turbo S
A Porsche apresenta a nova geração do 911 Turbo S com potência sem precedentes, maior dinamismo e conforto. O novo 911 na versão mais alta da gama foi lançado nas versões Coupe e Cabriolet, ambas impulsionadas por um novo motor boxer 3.8 litros com dois turbo compressores com geometria variável, que entrega 650, são 70 cv a mais do que seu antecessor. O torque máximo agora atinge 800 Nm (um aumento de 50 Nm). A transmissão Porsche Doppelkupplung (com dupla embraiagem) específica para o Turbo reduziu as acelerações dos 0 aos 100 km/h para 2.7 segundos (uma queda de 0.2 segundos), quanto a velocidade máxima mantém-se inalterado a uns impressionantes 330 km/h.
As dimensões do 911 Turbo S foram aumentadas significativamente, em sintonia com o aperfeiçoamento da dinâmica: a carroceria agora está 45 mm mais larga, o eixo dianteiro 1.840 mm e 1.900 mm no eixo traseiro (um aumento de 20 mm). Aerodinâmica ainda mais desenvolvida e novos pneus com dimensões diferentes para a frente e para a traseira contribuem para uma agilidade mais desportiva. A aerodinâmica adaptativa agora inclui flaps para o ar de arrefecimento na frente do carro, enquanto a asa traseira, maior, foi projectada para gerar mais força vertical.

Pela primeira vez, que um 911 Turbo S transfere a sua potência para a estrada através de pneus com dois tamanhos diferentes: com jantes de 20 polegadas 255/35 na dianteira e 21 polegadas 315/30 nas rodas traseiras. Novas opções de equipamentos destacam a imagem ainda mais desportiva do 911 com tração nas quatro rodas. Incluem o chassi desportivo Porsche Active Suspension Management (PASM – Controlo Activo da Suspensão), que foi rebaixado em 10 mm e o sistema de escape desportivo com flaps ajustáveis, que garante um som diferenciado.
O motor é completamente novo o 911 Turbo S é baseado na actual geração do 91. Apresenta um sistema completamente redesenhado de arrefecimento do ar, turbos VTG (com geometria variável) maiores e posição simétrica com flaps do wastegate (válvula de alívio para excesso de pressão) ajustáveis, assim como o uso de injetores piezoeléctrico, que melhorou consideravelmente o desempenho do veículo relativamente às respostas, potência, torque, emissões e limite de rotações.

O novo motor de seis cilindros é alimentado através de um novo sistema de admissão. Nessa fase, o anterior direccionamento do ar utilizado pelo motor e pelo sistema de arrefecimento foi modificado: parte do ar para o motor agora flui através das características entradas de ar Turbo nas secções laterais traseiras. À frente dos filtros de ar, agora localizados nos para-lamas traseiros, duas outras condutas de ar também foram adicionadas, através da grelha da tampa traseira. Isto significa que o novo 911 Turbo S tem quatro entradas de ar com uma maior secção transversal e menor resistência, ajudando a aumentar ainda mais a eficiência do motor. Dois turbo compressores simétricos com geometria variável (VTG) de maiores dimensões substituem os usados anteriormente, com os rotores do compressor e da turbina agora girando em direcções opostas. O diâmetro dos rotores das turbinas aumentou cinco milímetros, para 55 mm, enquanto o rotor do compressor, de 61 mm, agora é três milímetros maior. Os flaps do wastegate (válvula de alívio) agora são controlados electronicamente.
O design em harmonia, equilibra com perfeição o prazer de condução, o dinamismo e desportivismo, é adequado de forma ideal para o uso no dia-a-dia, da mesma forma que na pista de corridas. O salto no desempenho desta nova geração é percebido especialmente no arranque dos 0 aos 200 km/h: que é alcançado em apenas 8.9 segundos, o novo 911 Turbo S é um segundo inteiro mais rápido que seu antecessor. Graças à tração integral Porsche Traction Management (PTM – Control dinâmico de Tracção) aperfeiçoado, a caixa de transferência pode distribuir significativamente mais torque entre os eixos, com um máximo 500 Nm transferidos para as rodas dianteiras. A nova geração do chassi PASM de série também está ainda mais desportivo. Amortecedores mais rápidos e mais precisos proporcionam significativas vantagens para a dinâmica de condução quanto à estabilidade de rodagem, manutenção da trajectória, comportamento da direcção e velocidade nas curvas.
A nova dianteira com entradas de ar maiores tem um visual Turbo característico, com dois módulos luminosos dianteiros, assim como faróis de matriz de LED de série com detalhes escuros. O deflector dianteiro redesenhado, extensível por um sistema pneumático, e a asa traseira maior, conseguem gerar uma força vertical 15% maior. As secções com aparência musculada dos para-lamas traseiros com entradas de ar integradas dão musculoso à carroceria esguia do 911 Turbo S. O novo visual traseiro é complementado pelas ponteiras rectangulares do escape em preto, típicas do Turbo.

O interior de alta qualidade e acabamentos desportivos. entre os equipamentos de série encontramos o acabamento totalmente em couro e detalhes em carbono e toques em prata. Os bancos desportivos ajustáveis com 18 posições, trazem costuras que homenageiam o primeiro 911 Turbo (tipo 930). Elementos gráficos de alta qualidade e logótipo no conjunto de instrumentos completam as características dos Turbos S. A consola central do PCM agora tem 10.9 polegadas e pode ser manuseada rapidamente e sem distracções, graças ao seu novo layout. Outros itens incluídos de série é o volante desportivo GT, o pacote Sport Chrono com o novo software Porsche Track Precision integrado e o sistema de som BOSE Surround.