
Fiat atualiza Tipo e introduz uma nova versão
O Fiat Tipo chegou à metade do seu ciclo de vida e para mantê-lo atrativo em relação aos rivais, ele acaba de receber uma relevante atualização que destaca por melhorar os acabamentos, o design exterior, o equipamento e a gama, somando novos integrantes.
O mais chamativo é a introdução do Tipo Cross, que exibe uma imagem aventureira mais marcante e diferenciada. Com esta versão espera-se cativar aquele cliente que fica de olho nos crossovers compactos, mas que tem o seu orçamento é mais limitado.

Foi eliminado o emblema da marca na gralha dianteira que foi substituído pela palavra FIAT muito mais legível. Esta mudança já havia sido feita nos modelos brasileiros da marca e agora chega à Europa, um detalhe que deverá estender-se aos novos produtos.
No interior aproveitou-se para melhorar a perceção de qualidade, algo que não brilhava no compacto italiano. Agora poderá incluir uma instrumentação digital, novos sistemas multimídia e estofos mais vistosos, conseguindo oferecer um conjunto mais interessante.

Entre as possibilidades de equipamento destacam-se os faróis Full LED, detector de fadiga, alerta de mudança de faixa, leitor de sinais de trânsito, controle de objetos no ângulo morto, controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, SmartBeam, etc.
Outros elementos disponíveis de acordo com a versão são o climatizador automático, Apple CarPlay e Android Auto, câmara traseira, radio DAB, bancos aquecidos, carregador sem fios, acesso sem chave, ignição por botão, retrovisores rebatíveis, etc.

A gama do Fiat Tipo gira em torno de dois temas: Life para as unidades mais simples com os acabamentos Base, City Life e Life, e o tema Cross mais aventureiro que será oferecido em versões City Cross e Cross. Os três primeiros serão compatíveis com as carrocerias já conhecidas, enquanto que os Cross serão exclusivos para as versões de 5 portas.
Em relação à oferta de motores, a linha conta com o novo bloco 1.0 GSE Turbo de 100 cv de potência e 190 Nm de torque, que melhora notavelmente a pobre resposta do veterano 1.4 Fire com 95 cv. Por enquanto é a única alternativa anunciada na gama a gasolina.

Na gama a diesel a família contará com o motor 1.6 Multijet com 130 cv, que terá um nível de desempenho muito bom sem que os consumos aumentem. Para os clientes com um orçamento mais ajustado há um bloco diesel com 95 cv. Em todos os casos cumprem com a norma Euro 6D-Full.