
Novo Nissan Ariya
A Nissan apresentou o totalmente novo Nissan Ariya, um crossover elétrico que permite aos clientes irem mais longe, enquanto aproveitam o prazer de condução, com confiança, conforto e conectividade.
Com um motor 100% elétrico, o Ariya promete uma aceleração potente e um funcionamento suave e silencioso. Condutores e passageiros podem relaxar e desfrutar da viagem, graças à tecnologia de condução autônoma, assistência nível concierge, conectividade ininterrupta, e um interior espaçoso, que mais parece-se com um lounge. Com uma autonomia estimada de 500 quilômetros, a versatilidade do Ariya faz dele um veículo perfeito para o uso diário e viagens de fins de semana.
O Nissan Ariya foi revelado para a plateia mundial por Makoto Uchida e Ashwani Gupta, respectivamente CEO e COO da Nissan, durante um evento transmitido ao vivo no novo Nissan Pavilion, em Yokohama, no Japão.

“O Nissan Ariya é um carro excecional e realmente belo”, disse Gupta. “Ele permite que vá mais longe, com mais facilidade e conforto. O Ariya foi criado para impressionar e expressar aquilo que a Nissan procura – melhorar a vida dos nossos clientes”.
O inédito Nissan Ariya está programado para começar a ser vendido no Japão em meados de 2021, com preço em torno dos 5 milhões de ienes. O Ariya está planejado para ser vendido na Europa, América do Norte e China até o final de 2021.
Contando com a força da Nissan como marca pioneira em veículos elétricos, o Ariya eleva a performance potente e as capacidades dos veículos de zero emissões a um novo patamar.

A motorização 100% elétrica do veículo combina excelentes diferenciais em termos de potência, capacidade de carregamento e autonomia. Os clientes podem escolher entre múltiplas configurações para atender as suas necessidades individuais, como tração a duas rodas ou tração integral e-4ORCE, bem como dois tamanhos diferentes de bateria.
O sistema de controle com tração integral e-4ORCE traz o equilíbrio entre uma performance potente e a capacidade para enfrentar qualquer situação climática. O sistema composto por dois motores elétricos oferece uma condução equilibrada e previsível, entregando uma potência à altura de um carro desportivo num piscar de olhos.
O Ariya é hoje o carro mais avançado em termos de tecnologia da Nissan até a data.

Os condutores irão sentir-se mais confiantes e menos estressados, graças ao sistema ProPILOT 2.0 de assistência avançada ao motorista e os recursos ProPILOT de Estacionamento Remoto e e-Pedal. Também de série em toda a gama Ariya o sistema Safety Shield da Nissan, que inclui o Sistema Inteligente de Câmeras com Visão 360°, Alerta Inteligente de Colisão Frontal, Travão de Emergência Inteligente e a tecnologia de Travagem Automática de Emergência Traseira.
A novíssima interface homem-máquina permite que os clientes usem o sistema de reconhecimento de voz para ajustar as configurações do veículo. E com as atualizações remotas do firmware por meio do sistema over-the-air, o Ariya entrega sempre a emoção de um carro novo. O Ariya também inclui o Alexa da Amazon, para ajudar os clientes a simplificar e organizar a vida.
O visual impressionante do Ariya representa a nova linguagem do design da Nissan, chamada de Timeless Japanese Futurism, caracterizada por uma estratégia diferente inspirada no Japão, transmitida de uma forma simples, mas poderosamente moderna.

Os designers da Nissan tiraram proveito da nova plataforma de veículos elétricos da marca, que permite que o chão seja plano, além dos seus componentes compactos de controle da temperatura, para oferecer ao Ariya o habitáculo mais espaçoso da categoria. O interior mais se parece com um lounge, cujos bancos com tecnologia Gravidade Zero oferecem um ambiente confortável e acolhedor, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
“O Ariya potencializa a emoção de conduzir, garante altos níveis de conforto e confiança e aumenta a satisfação de se manter conectado”, disse Gupta. “É mais do que apenas um grande crossover elétrico, é um grande veículo. Ele chegará em breve, com uma capacidade real para surpreender”.

Em lugar de optar por um lançamento ‘simples’ como fizeram outras marcas com seus primeiros carros elétricos, a Nissan apresenta uma ampla gama de versões que combinam um ou dois motores elétricos e baterias de 65 ou 90 kWh. A gama está configurada da seguinte maneira:
- Ariya 2WD: 160 kW (214 cv), 300 Nm, 0-100 km/h em 7.5 segundos, bateria de 65 kWh e 360 quilômetros de autonomia
- Ariya 2WD: 178 kW (238 cv), 300 Nm, 0-100 km/h em 7.6 segundos, bateria de 90 kWh e 500 quilômetros de autonomia
- Ariya 4WD: 205 kW (274 cv), 560 Nm, 0-100 km/h em 5.9 segundos, bateria de 65 kWh e 340 quilômetros de autonomia
- Ariya 4WD: 225 kW (301 cv), 600 Nm, 0-100 km/h em 5.7 segundos, bateria de 90 kWh e 460 quilômetros de autonomia
- Ariya 4WD: 290 kW (389 cv), 600 Nm, 0-100 km/h em 5.1 segundos, bateria de 90 kWh e 400 quilômetros de autonomia