
Porsche 911 Turbo
Foi durante o período em que era suposto decorrer o Salão de Genebra deste ano que a marca de Zuffenhausen apresentou o novo Porsche 911 Turbo S, a versão de maior desempenho da oitava geração do desportivo alemão. No entanto, o modelo chegava sem o seu irmão “menor”, a opção Turbo de acesso surge agora, quatro meses mais tarde, finalmente foi revelado. Aqui está o novo Porsche 911 Turbo.
Ao longo dos 45 anos de história do Porsche 911 Turbo existiu uma infinidade de versões divididas nas diferentes gerações do modelo. Entretanto, os últimos a chegar representam o estandarte máximo a nível desportivo, rendimento e desempenho. E boa culpa disso levam os engenheiros da Porsche, empenhados em criar o superdesportivo definitivo, um espelho sobre o qual a concorrência vai olha na hora de desenvolver os seus veículos.

Começando pelo sistema de propulsão, o Porsche 911 Turbo estreia um novo motor boxer biturbo de 6 cilindros e 3.8 litros que desenvolve uma potência máxima de 580 cv e um torque de 750 Nm, agora disponíveis sem limite de tempo do overboost. Esta nova geração oferece um aumento de 40 cv e 40 Nm em relação ao seu antecessor, e conta com uma transmissão PDK de dupla embreagem e oito velocidades junto a um sistema de tração total.
Deste modo, o 911 Turbo agora é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.8 segundos (0.1 segundos a mais que o Turbo S), e conta com uma velocidade máxima de 320 km/h (10 km/h a menos). O novo motor inclui um redesenhado sistema de refrigeração do turbo e injetores piezoelétricos que melhoram a resposta, o torque, o desempenho e sua capacidade para subir as rotações.

Os clientes também podem equipar um sistema de escape desportivo opcional, assim como duas opções diferentes de chassi. O Porsche Active Suspension Management (PASM) está disponível de série, com um leque mais amplo de possibilidades de configuração, um ajuste mais firme e um amortecimento controlado eletronicamente que rebaixa a altura da carroceria 10 mm. De maneira opcional pode-se equipar o sistema hidráulico ativo antitorção (PDCC) e os travões cerâmicos PCCB com pinças fixas de dez pistões para o eixo dianteiro.
De série, o novo Porsche 911 Turbo equipa discos de travões fundidos de 408 mm na dianteira e 380 mm na traseira, mordidos por pinças em tom vermelho. Estes potentes travões estão cobertos de série por jnates de 20 polegadas no eixo dianteiro e de 21 polegadas no traseiro, onde dispõe de pneus 315/30.

A nível estético, o novo 911 Turbo conta com uma carroceria 45 mm mais larga na zona das rodas dianteiras para acoplar-se ao novo chassi, enquanto que o novo capô acompanha os faróis LED com PDLS Plus de série. No eixo traseiro a largura foi aumentada em 20 mm. Outro elemento de destaque do novo 911 Turbo é a melhorada aerodinâmica ativa, que controla eletronicamente as laminas de refrigeração dianteiras, conta com um novo splitter ativo e maior, incorporando um novo spoiler traseiro extensível de maior tamanho.
As entradas dos painéis laterais traseiros aspiram o ar do exterior, enquanto que os intercoolers foram colocados agora debaixo do fluxo de ar que entra através das laminas do capô traseiro. A tira contínua de LED, que une os faróis traseiras, assim como o novo capô traseiro com lâminas prateadas, completam o estilo exterior.

Em relação ao interior do 911 Turbo, surgem elementos que correspondem com o resto das versões 911 Carrera, como o Porsche Advanced Cockpit e o Direct Touch Control. O ecrã central tem 10.9 polegadas e acompanha os bancos elétricos desportivos com 14 regulagens, Sport Chrono, um volante GT multifuncional com paddle shifts, um seletor de modos de condução e um sistema de som BOSE. A Porsche também trabalhou na personalização e nos assistentes à condução, que reúnem dentro do Porsche InnoDrive.
De maneira opcional, os clientes poderão optar pelos os packs Lightweight Design e Sports. O primeiro consegue reduzir o peso em 30 kg graças aos novos bancos tipo buckets mais leves, a eliminação dos bancos traseiros e de parte do material isolante. Por outro lado, o Pack Sports acrescenta aos elementos do Sport Design detalhes em preto e carbono, além de um grupo ótico traseiro de desenho exclusivo.