
BMW atualiza M5 Competition
Acaba de chegar o novo BMW M5, o último e mais recente representante na longa e frutífera história do BMW M5. O sedan desportivo por excelência foi submetido a uma importante atualização onde a BMW procura aumentar o interesse após alguns anos de venda. Uma renovação que, como é lógico, segue os passos vistos no novo BMW Série 5, que se estreou no final do último mês de maio.
Como se pode apreciar nas imagens, o novo M5 recebe emprestado os faróis do facelift do Série 5, onde apresenta luzes diurnas com um novo desenho. Também há mudanças no aspeto da gralha dianteira e do para-choque, que conta agora com uma imagem um pouco mais agressiva graças às entradas de ar laterais maiores. Alguns elementos podem adotar uma tonalidade preta, aumentando o seu dinamismo, sendo os faróis a principal novidade neste sentido.

Na traseira, há um difusor ligeiramente diferente e faróis de LED que recebe um desenho tridimensional mantendo a forma típica de ‘L’ da BMW. EM vista lateral destaca-se principalmente as jantes de 20 polegadas do BMW M8 que pertence ao catálogo de elementos opcionais. Por último, há novidades nas cores exteriores, com tonalidades inéditas como: cinza Brands Hatch, vermelho Motegi, azul Tanzanita II metalizado, vermelho Aventurine II metalizado e Frozen Bluestone fosco metalizado (estes três últimos no programa da BMW Individual).
Onde não há muitas mudanças é no habitáculo, onde as principais novidades concentram-se na atualização sistema de infoentretinimento, que conta agora com um ecrã de 12.3 polegadas, maior que o anterior, sendo compatível com Apple CarPlay e Adroid Auto. Outra novidade nesta parte é a adição de dois novos botões na consola central, herdados do M8, que permitem ajustar os modos de condução de forma mais rápida e cômoda.

Em termos de chassi, os engenheiros da BMW M GmbH ajustaram a regulação do conjunto incluindo, por exemplo, amortecedores derivados do M8 Gran Coupe. Como acontecia até agora, o novo BMW M5 conta com uma versão “normal” e uma versão ainda mais potente e de maiores desempenhos, denominada BMW M5 Competition (versão apresentada nas fotos). Ambos mantêm o motor 4.4 V8 biturbo com 600 cv para o M5 e 625 cv para o M5 Competition.
Um motor que combina exclusivamente com uma transmissão automática de 8 velocidades e com o sistema de tração M xDrive. Graças a isso, o BMW M5 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.4 segundos e alcança os 200 km/h em somente 11.1 segundos. O BMW M5 Competition, por sua parte, chega aos 100 km/h em 3.3 segundos e a 200 km/h em 10.8 segundos.