
ALFA ROMEO GIULIA GTA e GTAm
A versão mais radical do Alfa Romeo Giulia seria apresentada no Salão de Genebra 2020, mas com o seu cancelamento, a Fiat Chrysler Automobiles decidiu apresentá-la virtualmente.
‘Gran Turismo Alleggerita’, a mítica denominação da marca italiana está de regresso com o Giulia, uma das surpresas que a Alfa Romeo apresentaria no Salão de Genebra 2020, mas que foi revelada bem longe do público, através de uma modesta apresentação no mundo virtual.

Estamos perante do novo Alfa Romeo Giulia GTA 2020, a versão mais radical do sedan italiano, que se apresenta em duas versões, uma delas destinada ao uso em circuito, com a denominação GTAm. A marca italiana decidiu reviver esta denominação que estreou com o icónico Giulia Sprint GTA de 1965, originalmente criado para conseguir a homologação para a competição.
Debaixo do capô do Giulia GTA encontramos o já conhecido motor V6 de origem Ferrari, ou seja, o mesmo bloco utilizado na versão Quadrifoglio Verde (QV), um V6 de 2.9 litros, que neste caso viu a sua potência aumentada até 540 cv. Além disso, os engenheiros da Alfa Romeo desenvolveram uma série de melhorias no chassi, que incluem novas molas de suspensão, novos amortecedores e um alargamento de 50 mm em relação ao Quadrifoglio Verde.

Graças à incorporação de diversos elementos de fibra de carbono, a versão GTA perdeu cerca de 100 Kg em relação ao QV. Inúmeros elementos da carroceria, como os arcos das rodas, o capô e o tecto utilizam o mesmo material, incluindo o eixo de transmissão entre outros elementos mecânicos, o resultado é um peso total de 1.520 quilos e uma relação peso-potência de 2.82 kg/cv.
De acordo com os dados revelados pelo fabricante, o GTA é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3.6 segundos, mas a Alfa Romeo não revelou qual é a sua velocidade máxima
Exteriormente, o novo GTA será reconhecido por seu kit de carroceria específico, que inclui um splitter frontal activo, aileron traseiro, novo difusor com um desenho mais agressivo, jantes de liga leve monoporca de 20 polegadas e saídas de escape em posição central, com a assinatura da Akrapovic.

O interior também foi objecto de revisão. O habitáculo do GTA conta com guarnições em fibra de carbono, bancos desportivos tipo bucket, revestimento em Alcantara para os bancos, painel, portas e etc.
Para quem a versão GTA ‘normal’ não é suficiente, o fabricante italiano oferece o GTAm, que inclui uma preparação ainda mais radical, concebida para uma utilização em circuito, embora esteja homologado para circular em estrada. O Alfa Romeo Giulia GTAm inclui um kit de carroceria ligeiramente modificado como o aileron de grandes dimensões, além de um interior com cintos de seis pontos, jaula de segurança, etc.

O novo Giulia GTA 2020 será produzido em série limitada de 500 exemplares, mas por enquanto o fabricante não informou qualquer informação dos preços.