
Aston Martin V12 Speedster
A marca britânica revelou em Gaydon o novo e espectacular Aston Martin V12 Speedster, um radical barchetta de edição limitada da qual serão apenas fabricadas 88 unidades. Este modelo era para ter sido apresentado em Genebra, mas uma vez cancelado o salão suíço, a marca teve que organizar um evento nas suas instalações no Reino Unido.
O novo Aston Martin V12 Speedster é tão radical e espectacular como todos esperavam. Trata-se de um modelo aberto sem tecto nem para-brisas convencional, cujo habitáculo se limita a dois pequenos cockpits, atrás dos quais encontramos arcos de segurança ao estilo dos modelos de competição da década de 50, como o mítico Aston Martin DBR1 vencedor em Le Mans. Mas a empresa declarou que para este protótipo a sua maior fonte de inspiração foi o caça de combate McDonnell Douglas F/A-18 Hornet, cujo o perfil aparece em vários pontos do veículo.
O Aston Martin V12 Speedster conta com o mesmo espírito dos clássicos modelos de competição, embora disponha de uma estética e uma abordagem técnica moderna, com varias influências de vários modelos actuais do fabricante britânico. De facto, a base de construção está baseada nos dois GTs comercializados pela marca actualmente, o Aston Martin DB11 e no Vantage. Com ele chega a resposta da marca britânica a outras edições limitadas similares, como é o caso dos Ferrari Monza SP e McLaren Elva.
A relação com o novo Aston Martin Vantage é a mais evidente, pois dispõe de um perfil muito similar e muitos de seus traços característicos, como a enorme grelha dianteira e os inconfundíveis faróis do Vantage. No caso da traseira conta inclusive com a mesma forma arqueada da parte central. A nível técnico, o novo V12 Speedster está assente sobre uma plataforma criada com elementos do Vantage em fusão com parte do chassi do Aston Martin DBS Superleggera, já que dispõe do mesmo motor V12 da linha DB11.
No eixo dianteiro surgem duplos braços oscilantes e no traseiro um esquema multibraço, enquanto os amortecedores são adaptativos e contam com distintos modos de funcionamento. O esquema de chassi completa-se com enormes discos carbocerâmicos de 410 e 360 mm nos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente. As jantes são de liga leve de 21 polegadas.
O V12 Speedster conta com o motor V12 com dois turbo e 5.2 litros Aston Martin que entrega 700 cv e 753 Nm de torque máximo (25 cv a menos que no Superleggera). Graças ao rendimento mecânico, a marca anunciou que este barchetta é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 300 km/h.
No interior surge um ambiente muito desportivo e tecnológico, com muita fibra de carbono exposta e elementos de estilo retro, como os cintos vermelhos e o couro. A silhueta do F/A-18 pode ser encontrado em distintas áreas do habitáculo, já que o aspecto deste primeiro protótipo se inspira no lendário caça de combate. Ele conta com a carroceria de carbono com acabamento na atraente cor cinza Skyfall Silver em contraste com elementos pretos e os distintos toques de vermelho no interior. Esta combinação também estará disponível para todos os clientes do modelo.

Só vão ser fabricados 88 exemplares desta edição, a um preço de 765.000 libras por unidade. A empresa britânica destaca que o modelo foi desenvolvido em um tempo recorde de apenas 12 meses, mas as primeiras unidades só serão entregues no início de 2021.