
Agora pode visitar o Museu da Honda
O Honda Collection Hall (HCH), museu localizado no Twin Ring Motegi, também pode visitar-se virtualmente, em https://www.honda.com/collection-hall-gallery. Oportunidade, portanto, para conhecermos a maior colecção de produtos desenvolvidos pela marca, com mais de 300 modelos em exposição, entre automóveis, motos, produtos e máquinas de competição.
Inaugurado em 1998, para comemorar os 50 anos da Honda, o HCH remete-nos para os sonhos e a paixão que caraterizaram sempre a atividade da marca nipónica. A experiência virtual a 360º recria a visita física a museu com três pisos e proporciona-nos viagem aos 70 anos de história de empresa com muitos produtos icónicos no portefólio. Pode fazê-lo no sofá ou na secretária, sem sair de casa, cumprindo recomendação que é obrigação individual e coletiva: isolamento social.
No segundo piso do HCH, encontram-se as exposições de automóveis, motos e produtos de força, A estrela maior é o primeiro desportivo compacto da Honda, o S500 de 1963. Na mesma zona, há mais três celebridades da marca : Prelude, NSX e Civic. Esta exposição proporciona-nos, também, uma visão da evolução da indústria automóvel no Japão, o país dos microcarros (chamam-lhes kei cars) – o pioneiro da categoria, o N360 de 1967, também integra a exposição. Entre as motos, CB750 em destaque (primeiro modelo com motor de 4 cilindros produzido de forma massiva, com pistões ovais NR).
Finalmente, o terceiro andar do HCH concentra-se na competição Honda, com muitos GT e motos do passado e do presente. Entre as peças mais importantes, McLaren-Honda pilotado por Ayrton Senna, a RC166 campeã no Tourist Trphy da Ilha de Man, com Mike Hailwood aos comandos, e o RA271, o primeiro Fórmula 1 desenvolvido pela marca a acelerar no Mundial (participou apenas no Grande Prémio da Alemanha de 1964, no Nürburgring, com Ronnie Bucknum a terminá-lo na 13.ª posição).
As origens da marca nipónica encontram-se na década de 1940, quando Soichiro Honda instalou um motor baseado em gerador de transmissor de rádio, na bicicleta da mulher, de forma a facilitar-lhe as idas ao supermercado. Em 1964, início da comercialização de motores com depósitos de combustível, aceleradores e componentes para bicicleta e, dois anos depois, fundação da Honda Motor Company.